Quinta-feira, 30 Maio, 2024
Início » Semáforos inoperacionais elevam risco de acidentes

Semáforos inoperacionais elevam risco de acidentes

Por Juma Capela
556 Visualizações

ELÍSIO MUCHANGA

OS SINAIS de trânsito luminosos instalados nas estradas do Município da Matola, na província de Maputo, permanecem inoperacionais há mais de cinco anos, situação que tem gerado dificuldades na circulação de automobilistas e peões.

O cenário pode ser visualizado um pouco por todas artérias, onde as autoridades policiais são obrigadas a se desdobrar para regular o tráfego.

O caso mais notável é o da avenida Eduardo Mondlane, desde o cruzamento com Estádio da Machava, passando pelos desvios para os bairros Patrice Lumumba, Machava Socimol (antiga Coca-Cola) até ao entroncamento com a das Indústrias, via que dá acesso à Liberdade.

banner

Neste trajecto, para além de os sinais luminosos não estarem a funcionar, outros postes tombaram e noutros foram feitos ferro pronto para pesagem pelos vendedores de sucata.

Outros pontos cujos sinais se encontram fora de serviço incluem o cruzamento de João Mateus, na cidade da Matola, para não falar da Avenida União Africana, concretamente o semáforo em frente ao edifício do Conselho Municipal. No Bairro de Fomento, entre as avenidas 25 de Setembro e Patrice Lumumba a sinalização também se mostra deficitária.

A única via com semáforos a funcionarem em pleno na Matola é a Estrada Nacional Número Quatro (N4), gerida pela Trans African Concenssion (TRAC).

A falta ou a deficiência no funcionamento dos semáforos tem criado constrangimentos na circulação de viaturas, uma vez que os automobilistas passam a depender do sinaleiro para circular.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia