Terça-feira, 28 Maio, 2024
Início » Globos de Ouro premeiam indígena pela primeira vez como Melhor Actriz

Globos de Ouro premeiam indígena pela primeira vez como Melhor Actriz

Por Juma Capela
535 Visualizações


Lily Gladstone tornou-se esta madrugada na primeira indígena a ser premiada com oLily Gladstone, pelo seu papel de Mollie Burkhart em “Assassinos da Lua das Flores”, um épico de Martin Scorsese.
“Não tenho palavras”, disse Gladstone em inglês, depois de abrir o seu discurso falando a língua indígena Blackfeet, da tribo com o mesmo nome a que a actriz pertence e em que cresceu, no estado norte-americano do Montana.
“Isto é histórico”, considerou, olhando para a estatueta. “Não pertence apenas a mim. Tenho-a na mão, tenho-a como todas as minhas lindas irmãs e mãe no filme”, continuou.
“Isto é para todos os miúdos das reservas, os miúdos urbanos, os miúdos nativos que têm um sonho, que estão a ver-se representados e a ver as nossas histórias contadas por nós nas nossas palavras, com aliados tremendos e tremenda confiança”, sublinhou, citada pela Lusa.
Gladstone mostrou-se emocionada por poder falar um pouco da sua língua e por Martin Scorsese ter feito um filme em que a língua da nação Osage é respeitada. “Porque nesta indústria os actores nativos costumavam dizer as suas falas em inglês e depois os editores de som revertiam-nas de trás para a frente para fazer uma língua nativa”, afirmou.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia