Segunda-feira, 20 Maio, 2024
Início » Nyusi e Modi avaliam cooperação

Nyusi e Modi avaliam cooperação

Por Juma Capela
476 Visualizações

VICTOR MACHIRICA, em Gujarat, Índia

O Presidente Filipe Nyusi, que se encontra de visita à Índia, reuniu-se, no início da tarde de hoje em Gujatat, em cimeira bilateral com o Primeiro-Ministro daquele país asiático, Nerendra Modi.
Os governantes abordaram assuntos de interesse mútuo, sobretudo na área política e económica, tendo reiterado o compromisso recíproco de continuarem a cimentar e reforçar os laços de amizade e cooperação, com vista à construção do progresso e bem-estar dos dois povos e países.
O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, que integra a comitiva presidencial, disse a jornalistas à saída do encontro, que os dois dirigentes avaliam de forma positiva as relações entre ambos os países, facto mensurável pelas trocas de delegações que se vêm efectuando nos últimos anos.
Acrescentou serem tangíveis os resultados desta cooperação, apontando os investimentos indianos nas áreas comercial, mineração e hidrocarbonetos em Moçambique, como reflexo do melhoramento do ambiente de negócios e da cooperação entre as duas nações.
Entretanto, esta tarde Nyusi participou na cerimónia inaugural da Feira Global de Gujarat, evento que contou com a presença de vários chefes de Estado, com destaque para o Presidente de Timor-Leste, Ramos Horta e do príncipe da Arábia Saudita.
Neste evento Moçambique tem um pavilhão no qual exibe principalmente produtos e potencialidades do país nas áreas agricultura, mineração, pesca e fruticultura, como forma de atrair investimento dos países que expõem naquele certame.
O Presidente da República que visitou o pavilhão moçambicano, defendeu que a mostra representa o esforço que o país está a empreender para divulgar as suas potencialidades, oportunidades de investimento e realizar o sonho de construção do seu progresso.
O líder timorense, por seu turno, afirmou após visitar o pavilhão de Moçambique, que o país está de parabéns e está a progredir, como fruto do empenho colectivo do seu povo e do seu governo.
Esta noite, o Chefe do Estado moçambicano vai ser agraciado com um jantar de gala, oferecido pelo Primeiro-Ministro indiano, fechando a agenda carregada do primeiro dos quatro dias da visita presidencial à Índia.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia