Segunda-feira, 20 Maio, 2024
Início » UPCYCLES: Nacionais seleccionados para residência artística

UPCYCLES: Nacionais seleccionados para residência artística

Por admin-sn
406 Visualizações

OS moçambicanos Lilian Benny e Phayra Baloi integram a lista dos quatro seleccionados para a Residência Artística Upcycles, um programa de incentivo à criação artística, mobilidade e intercâmbio entre artistas emergentes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

A Upcycles é uma iniciativa da Associação Amigos do Museu do Cinema (Moçambique), em parceria com Fundação Calouste Gulbenkian, e vai na sua quarta edição, depois da sua realização em 2019, 2021 e 2022.

Phayra Baloi, pseudónimo de Francisco Baloi, é estudante de teatro da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (ECA-UEM) e activista sociocultural. Coordena a Mafasse, um movimento de reciclagem com o qual desenvolve trabalhos ligados a higiene e saneamento, processo criativo e cenográfico, orientação de oficinas de artes plásticas e reciclagem.

Lillian Benny é uma fotógrafa baseada em Maputo e utiliza a fotografia como meio de expressão para explorar ideias conceptualizadas em torno da psicologia, realidade humana, migração e espaços, tendo participado em exposições colectivas como a “Um Mundo Dividido por Todos”, organizada pela Embaixada de Espanha, em 2023.

banner

Na Upcycles, os artistas trabalharão com os angolanos Fernando Kahombo e Fernando Hélio Buite, também seleccionados. É com eles que durante um período de dois meses, num regime de desenvolvimento à distância, seguido de dez dias intensivos de finalização e montagem, serão orientados para a concepção e criação de obras multimédia.

Os trabalhos deverão “reciclar” imagens do arquivo audiovisual dos seus países e proporcionar novas interpretações da história criando novas narrativas. Serão acompanhados por uma supervisora residente e acontecerão em duplas criativas, com artistas das três primeiras edições e novos seleccionados.

Os últimos dias do programa serão dedicados à montagem de uma exposição e sua inauguração pública na Fortaleza de Maputo.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia