Quinta-feira, 30 Maio, 2024
Início » COMBATE AO TERRORISMO: País poderá continuar a ter apoios da UE

COMBATE AO TERRORISMO: País poderá continuar a ter apoios da UE

Por admin-sn
597 Visualizações

MOÇAMBIQUE continua a contar com o apoio da União Europeia destinado à formação das Forças Armadas no quadro do combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado.

A convicção foi manifestada há dias pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Francisco André, minutos após o término de uma audiência que lhe foi concedida pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Manuel Gonçalves.

Portugal pretende trabalhar para a extensão do apoio da União Europeia, que até agora é essencialmente virado para a formação de militares e envio de equipamento não letal, numa altura em que se sabe que a Missão Militar Conjunta da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SAMIM) prevê encerrar entre Julho e Agosto próximos.

“Portugal vai continuar a trabalhar com Moçambique neste assunto [combate ao terrorismo]. Estamos a coordenar as nossas posições na articulação com aqueles que são os nossos sócios (União Europeia), parceiros europeus de Moçambique”, disse.

banner

Francisco André assegurou que, na próxima semana, haverá uma visita a Moçambique de uma delegação da União Europeia, na qual a continuidade de apoios contra o terrorismo será um dos assuntos a debater.

“Penso que temos todas as condições para manter esta missão. Continuam os contactos entre Moçambique e a União Europeia e, nesse âmbito, tem havido deslocações frequentes dos responsáveis de ambos os lados, para assegurar que esta missão (militar da União Europeia em Moçambique) continue e estamos optimistas que vai continuar e vai reforçar a sua capacidade”, explicou.

Ainda no quadro da cooperação entre os dois países, André disse que Portugal conta com mais de 2200 estudantes moçambicanos que frequentam…

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia