Sábado, 21 Setembro, 2024
Início » Água e saneamento para 650 mil pessoas

Água e saneamento para 650 mil pessoas

Por admin-sn
1,4K Visualizações

PELO menos 355 mil pessoas terão acesso a serviços de abastecimento de água e outras 298 mil ao saneamento seguro, numa parceria entre o Governo e parceiros para elevar a qualidade de vida da população.

Para o efeito, o Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH) estabeleceu, nos últimos anos, janelas de financiamento para estes projectos, com ajuda do Reino dos Países Baixos e outros parceiros.

A informação foi divulgada ontem, em Maputo, pelo ministro do pelouro, Carlos Mesquita, na assinatura do acordo de co-financiamento da fase II da reabilitação do sistema de drenagem da cidade da Beira.

O programa, orçado nas diferentes fases em 39,2 milhões de euros mais dois milhões para assistência técnica, visa reforçar o acesso à água e ao saneamento no período 2013-2025.

Sobre a reabilitação do sistema de drenagem na Beira, avançou que após os ciclones Idai e Kenneth, em 2019, o Banco Mundial criou um pacote de resposta abrangente que incluía as necessidades humanitárias e de reconstrução urgentes.

Ajuntou que a preparação do Projecto de Emergência e Recuperação e Resiliente (CERRP), liderada pelo Banco Mundial, foi coordenada com o Reino dos Países Baixos através do mecanismo DRIVE e o Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW).

Leia mais…

Artigos que também podes gostar