Quarta-feira, 29 Maio, 2024
Início » Haiti decreta estado de emergência

Haiti decreta estado de emergência

Por admin-sn
444 Visualizações

O GOVERNO de Haiti decretou o estado de emergência e um recolher obrigatório em Porto Príncipe, devido à “deterioração da segurança” e aos ataques a duas prisões, por bandos armados.

O Governo informou no domingo que para “restabelecer a ordem e tomar as medidas adequadas, para recuperar o controlo da situação”, o recolher obrigatório vai vigorar entre as 18.00 e as 05.00 horas locais.

A medida não afecta os membros das forças de segurança em serviço, bombeiros, condutores de ambulâncias, pessoal médico e jornalistas devidamente identificados.

“As forças da ordem foram mandatadas para utilizar todos os meios legais à sua disposição para garantir o respeito do cessar-fogo e para deter os infractores”, refere a nota assinada por Patrick Michel Boivert, primeiro-ministro na ausência de Ariel Henry.

banner

Quase 3600 presos fugiram da prisão civil de Porto Príncipe, na sequência de ataques de “gangues” armados no sábado, indicou o Colectivo de Advogados de Defesa dos Direitos Humanos haitiano.

O estabelecimento prisional tem centenas de reclusos a viver em condições desumanas, incluindo cidadãos colombianos acusados de estarem envolvidos na morte do Presidente haitiano, Jovenel Moise, em Julho de 2021, bem como líderes de “gangues” que aguardam julgamento, indicou a agência de notícias espanhola EFE.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia