Quinta-feira, 30 Maio, 2024
Início » Visto de fronteira beneficia quase trinta mil turistas

Visto de fronteira beneficia quase trinta mil turistas

Por admin-sn
511 Visualizações

O GOVERNO emitiu quase trinta mil vistos de fronteira desde a implementação da medida de facilitação e isenção de vistos para turistas de países de baixo risco.

No relatório-balanço da execução orçamental do quarto trimestre de 2023 o Governo recorda que “foi criada uma plataforma para requisição de vistos ‘online’ e a isenção de vistos de turismo e negócios para uma lista de países de baixo risco”, num total de 29 Estados, o que “resultou na emissão de 28.963 vistos solicitados por visitantes”, até Dezembro.

“A medida vem tornando Moçambique mais competitivo e facilitando o acesso de potenciais investidores ao país”, lê-se no documento a que a Lusa teve acesso.

O Governo já tinha afirmado no relatório de execução orçamental do terceiro trimestre que a decisão de facilitar e isentar de vistos a turistas de países de baixo risco fez aumentar o número de visitas ao país em 34% nos primeiros 90 dias de implementação da medida.

banner

Moçambique introduziu em Dezembro de 2022 o Visto Eletrónico (e‐Visa) e em 1 de Maio a isenção de vistos para cidadãos de 29 países, além de ter revisto também a medida de concessão de vistos de investimentos para períodos mais alargados aos cidadãos estrangeiros que detenham investimento em Moçambique, simplificando os requisitos de atribuição.

O Governo estima uma “despesa média” por cada visitante em 110,00 dólares e o tempo médio de visita de quatro dias, pelo que cada visitante representa 440,00 dólares “de novos fundos” para a economia.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia