Quinta-feira, 25 Abril, 2024
Início » INUNDAÇÕES, SECA E OUTROS MALES: Três milhões de pessoas em insegurança alimentar

INUNDAÇÕES, SECA E OUTROS MALES: Três milhões de pessoas em insegurança alimentar

Por admin-sn
57 Visualizações

CERCA de 3,3 milhões de pessoas poderão estar numa situação de insegurança alimentar nutricional em Moçambique até finais de Março corrente, resultado das inundações, seca, ataques terroristas e outros males, segundo as projecções de um estudo sobre choques de 2023, conforme disse, ontem em Maputo, a secretária executiva do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN), Leonor Mondlane.

Mondlane falava no lançamento do Painel dos Sistemas Alimentares no país, promovido pela organização da sociedade civil Gain em parceria com o Governo. Trata-se de uma plataforma de acesso a informações importantes e actualizadas sobre a situação da segurança alimentar no país, para permitir que os tomadores de decisão definam prioridades de acção.

“Isto significa que o Governo e parceiros de cooperação têm de olhar para 3,3 milhões de pessoas do ponto de vista de planificação, mas devem dar assistência urgente a um grupo de 400 mil pessoas no Norte do país que precisam de alimentação, meios de vida e outro grupo complementar que necessita de assistência ao desenvolvimento”, explicou.

Sobre a assistência ao desenvolvimento, entende que deve consistir na criação de condições de recuperação da capacidade produtiva, através da disponibilização de insumos agrícolas e outros.

banner

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia