Segunda-feira, 22 Abril, 2024
Início » PARA CAPTURAR MANDANTES DOS RAPTOS: Autoridades reforçam parcerias com o exterior

PARA CAPTURAR MANDANTES DOS RAPTOS: Autoridades reforçam parcerias com o exterior

Por admin
68 Visualizações

MOÇAMBIQUE está a efectuar contactos bilaterais e multilaterais com vários países com vista a deter e levar à barra da justiça os mandantes dos crimes de rapto, que se registam, sobretudo, na Área Metropolitana de Maputo.

A informação foi dada pelo ministro do Interior, Pascoal Ronda, que falava à imprensa, terça-feira, no fim da 8.ª Sessão do Conselho de Ministros, onde se debruçou sobre o balanço da situação de raptos no país entre 2011-2024 bem como dos resultados dos trabalhos em curso visado estancar este tipo de crime.

Segundo a fonte, os autores morais dos crimes de rapto de empresários, na sua maioria de origem asiática, encontram-se refugiados em vários países, daí estarem em curso esforços para a sua a localização.

Explicou ainda que os sequestros são seguidos de cobrança de avultadas somas em dinheiro para a restituição da liberdade, o que semeia um ambiente de insegurança e mina investimento no desenvolvimento do país.

banner

Este ano, segundo Ronda, a Polícia da República de Moçambique (PRM) e o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) registaram nove casos de raptos consumados, seis episódios frustrados e sete esclarecidos bem como três indivíduos resgatados e devolvidos ao convívio familiar.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia