Sexta-feira, 11 Outubro, 2024
Início » Investir na melhoria da gestão de água

Investir na melhoria da gestão de água

Por admin-sn
1,5K Visualizações

CONTINUAR a investir na construção de sistemas de abastecimento de água multiusos, infra-estruturas de captação e armazenamento, com destaque para pequenas barragens e reservatórios escavados, constitui a principal aposta para contrariar a seca no país.

Esta visão foi partilhada sexta-feira, em Maputo, pelo Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH), Carlos Mesquita, por ocasião das comemorações do 22 de Março, Dia Mundial de Água.

No país, a efeméride é assinalada numa altura em que as províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Sofala e Tete reportam perdas de culturas devido à seca.

Moçambique está a jusante de nove dos 15 rios transfronteiriços, o que significa que mais de 50 por cento dos recursos hídricos são geridos nos países a montante.

Trata-se de uma dependência que coloca o país numa situação de vulnerabilidade a eventos extremos, como cheias e secas, degradação da qualidade de água vinda dos países vizinhos ou indisponibilidade devido à utilização intensiva a montante.

Neste contexto, Mesquita assegurou que a preocupação do Governo é de engajamento constante nas negociações com os países a montante para defender os interesses nacionais, assegurando a água em quantidade e qualidade necessárias para o desenvolvimento.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar