Terça-feira, 28 Maio, 2024
Início » XINAVANE E MAFAMBISSE: Açucareiras atraem novos investidores

XINAVANE E MAFAMBISSE: Açucareiras atraem novos investidores

Por admin-sn
404 Visualizações

FUNDO de investidores norte-americanos pretende efectuar, até ao final de Janeiro do próximo ano, a aquisição da Tongaat Hulett Moçambique, empresa que opera as fábricas de açúcar de Xinavane, província de Maputo e de Mafambisse, em Sofala.

Para o efeito, a Lusitania, gestora do fundo, diz ter preparado 350 milhões de dólares norte-americanos, através do Fundo para o Desenvolvimento Sustentável da Indústria Açucareira em África (FSID, na sigla inglesa) para viabilizar o negócio.

A pretensão é de avançar com até 220 milhões para a aquisição da empresa responsável por grande parte da produção do açúcar no país, cerca de 60 milhões para o pagamento de dívidas e o remanescente para o desenvolvimento dos calipus.
A informação foi prestada ao “Notícias” por Luis Reves, representante do FSID e Lusitania.

Revés detalhou que o interesse na empresa não é novo, tendo já sido manifestado aos actuais proprietários da destacada produtora de açúcar, há dois anos.

banner

Explicou que o maior interesse dos norte-americanos é tirar proveito do potencial de produção açucareira no pais, transformando-o numa indústria de dimensão mais expressiva e com maior impacto social.

Enfatizou que existe a pretensão de promover culturas de alto valor e aumentar o valor patrimonial da indústria, através da criação, consolidação e expansão da sua presença no mercado.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia