Segunda-feira, 24 Junho, 2024
Início » NAS MINAS DE MOATIZE: Trabalhadores da Bidvest denunciam suposta violação de normas laborais

NAS MINAS DE MOATIZE: Trabalhadores da Bidvest denunciam suposta violação de normas laborais

Por admin-sn
804 Visualizações

Catorze trabalhadores da Bidvest, uma empresa subcontractada da Vulcan para a manutenção e reparação de aparelhos de climatização, alegam que o seu patronato está violar normas para o encerramento da firma após o término do acordo com a mineradora, no distrito de Moatize, província de Tete.

Contactaram o “Notícias” para explicar que ao invés de dar carta de rescisão de contracto a todos, a companhia elaborou para alguns funcionários documentos de transferências para distritos de vários pontos do país onde a empresa não tem actividade como forma de contornar o dever de indemnizar.

“O acordo com a Vulcan terminou a 20 de Março. Ainda não recebemos o salário do último mês de trabalho e querem que entreguemos os crachás, antes de nos pagar os ordenados. Caso entreguemos, não temos mais acesso à mina e nada nos garante que nos vão pagar”, queixou-se um dos trabalhadores.

Os trabalhadores afirmaram ainda que a empresa está baseada na província de Maputo, não dispondo de representação em Tete onde possam exigir os seus direitos.

the_ad_group(621);

Por sua vez, Faustino Matias, supervisor da Bidvest, lamentou, em contacto com o “Notícias”, o facto de a empresa ter “fechado em Tete”, deixando muitas famílias sem esta fonte de renda. Assegurou que os trabalhadores terão o salário do último mês até 13 de Abril.
Contudo, advogou que não terão indemnização porque os seus contractos eram a prazo certo.

“A agitação deve estar a existir porque o contracto que tivemos com a Vulcan, estava abaixo do nível de exigências e acabamos por ter dificuldade de pagar os salários. Mas serão pagos, depois entregarão os crachás e serão desmobilizados”, asseverou.

Matias disse, igualmente, que a Bidvest forneceu os seus serviços a Vulcan por dois anos, não tendo conseguido manter-se por que optou por não renovar com esta subcontratada.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia