Segunda-feira, 24 Junho, 2024
Início » GABINETE DE COMBATE À CORRUPÇÃO: Prioridade aos processos de lavagem de dinheiro

GABINETE DE COMBATE À CORRUPÇÃO: Prioridade aos processos de lavagem de dinheiro

Por admin-sn
2,8K Visualizações

O Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC) está a priorizar a investigação dos processos relacionados ao branqueamento de capitais, no âmbito dos esforços para a retirada de Moçambique da “lista cinzenta” do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI).

Fonte do GCCC explica que a instituição não negligencia os casos relacionados à corrupção no geral, os quais estão a ser igualmente investigados e se houver provas bastantes acusados e remetidos aos tribunais competentes.

A priorização da perícia, esclarecimento e julgamento dos processos de lavagem de dinheiro, como também é conhecido crime de branqueamento de capitais, é a contribuição do GCCC para que Moçambique cumpra o prazo de implementação de reformas para a sua saída da “lista cinzenta”.

Muito recentemente o GAFI deu a conhecer que Moçambique avançou muito no combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, o que se traduz no cumprimento de dezenas de recomendações deixadas pela organização.

the_ad_group(621);

As acções incluem, entre outras, a demonstração de um compromisso em dedicar recursos e priorizar os procedimentos necessários para completar o plano traçado.

Refira-se que o país tinha previsto para 22 de Março deste ano a entrega do quarto relatório de avaliação do cumprimento das recomendações, ao mesmo tempo que promove formações sobre a importância do novo instrumento.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia