Terça-feira, 30 Abril, 2024
Início » PM e líder do partido no poder demitem-se após derrota nas eleições sul-coreanas

PM e líder do partido no poder demitem-se após derrota nas eleições sul-coreanas

Por admin-sn
408 Visualizações

O Primeiro-Ministro e o líder do partido no poder na Coreia do Sul demitiram-se hoje, depois da derrota do Partido do Poder Popular nas legislativas, deixando o Presidente numa posição difícil até final do mandato.

O Primeiro-Ministro Han Duck-soo “manifestou a intenção de se demitir”, disse um funcionário presidencial a jornalistas, de acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap. Também o líder do Partido do Poder Popular (PPP) pediu desculpas ao povo por não ter sido escolhido. “Assumo toda a responsabilidade pelos resultados das eleições e vou demitir-me do cargo”, declarou à imprensa Han Dong-hoon.

Os principais conselheiros do Presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, igualmente do PPP, estão a considerar demitir-se após a derrota eleitoral, informaram meios de comunicação social sul-coreanos, incluindo a Yonhap. Com a maior parte dos votos contados, o Partido Democrático, principal partido da oposição, e o partido satélite deste, deverão ter conquistado um total de 175 lugares na Assembleia Nacional, composta por 300 membros.

Um outro pequeno partido liberal da oposição deverá obter 12 lugares, de acordo com os ‘media’ sul-coreanos. Já o PPP e o partido satélite deverão ter alcançado 109 lugares.
Os resultados das eleições de quarta-feira representam um golpe político para Yoon, fazendo recuar a agenda interna do líder e deixando-o perante uma ofensiva política cada vez mais intensa da oposição liberal durante os três anos que lhe restam no cargo, escreveu a agência de notícias Associated Press (AP).

banner

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia