Segunda-feira, 29 Abril, 2024
Início » Cerimónias fúnebres de Arão Litsure na sexta-feira

Cerimónias fúnebres de Arão Litsure na sexta-feira

Por Jornal Notícias
695 Visualizações

O velório do artista e líder religioso Arão Litsure acontecerá na sexta-feira (19) no Paços do Município de Maputo, seguido de cerimónia religiosa na Igreja Congregacional Unida em Moçambique. O funeral está marcado para as 13:00 horas no Cemitério de Lhanguene.
Arão Litsure morreu na madrugada de domingo na África do Sul, vítima de doença. O músico, religioso e antigo presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e director nacional dos Assuntos Religiosos estava internado numa unidade sanitária daquele país vizinho.

Natural do distrito de Panda, província de Inhambane, e formado em Teologia, Arão Litsure iniciou-se na música ainda na infância, influenciado pela falecida mãe, Joaquina Josefa, que era maestrina.
Na década de 1970 cantava com amigos em Maputo ao lado dos falecidos músicos Hortêncio Langa, João Cabaço e Adérito Gomate.

Destacou-se no conceituado grupo Alambique, no qual também colaboraram para além de Hortêncio Langa e Adérito Gomate, em várias fases, Childo Tomás, Alex Barbosa, Tiago Langa, Costa Neto, Stewart Sukuma e Celso Paco. No entanto, passou antes por outras bandas, entre elas Os Indomáveis.
O artista fez parte da primeira colectânea de discos vinil após a independência “Amanhecer 1” e do álbum “Arão Litsure 10 Anos Depois”.

Litsure foi igualmente presidente do Conselho Cristão de Moçambique (CCM) e das Igrejas Congregacionais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Também escreveu um livro, “Há Negros na Bíblia”, publicado há mais de uma década.
Deixa viúva, três filhos e sete netos.

banner

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia