Quinta-feira, 30 Maio, 2024
Início » União Europeia ameaça suspender TikTok

União Europeia ameaça suspender TikTok

Por Jornal Notícias
809 Visualizações

A Comissão Europeia abriu ontem uma investigação à nova aplicação TikTok Lite e ameaçou suspender, a partir de quinta-feira, a funcionalidade da rede social chinesa que recompensa o tempo passado ao ecrã, devido ao risco de aumentar a dependência. Moedas virtuais, convertíveis em cartões-presentes, em troca de assistir vídeos.

O TikTok, do grupo chinês ByteDance, lançou o seu polémico novo serviço em França e Espanha no final de Março. A Comissão Europeia, que desempenha agora o papel de polícia digital na UE, acredita que o mecanismo apresenta “sérios riscos para a saúde mental dos utilizadores”, ao ‘forçar’ as pessoas a permanecerem ligadas, noticiou a agência France-Presse (AFP).

No entanto, a plataforma não comunicou a Bruxelas, antes do seu lançamento, uma avaliação de risco, de acordo com as suas obrigações ao abrigo da nova legislação sobre serviços digitais (DSA). Por isso, avança a Lusa, o executivo europeu prepara-se para impor a suspensão do programa de recompensas: “Antes de adoptá-lo formalmente, o TikTok teve um prazo até 24 de Abril para apresentar os seus argumentos de defesa”. “Estamos decepcionados com a abertura deste procedimento: o programa de recompensas TikTok Lite não é acessível a menores de 18 anos e inclui um limite diário para visualização de vídeos”, frisou um porta-voz do TikTok à AFP. O grupo, no entanto, pretende “continuar as conversações” com Bruxelas.

Leia mais…

banner

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia