Quarta-feira, 29 Maio, 2024
Início » Grafite de Balama exportado para indonésia

Grafite de Balama exportado para indonésia

Por Jornal Notícias
865 Visualizações

A Mina de grafite de Balama, na província de Cabo Delgado, estreou-se este ano na exportação deste minério para um fabricante de baterias indonésio, que comprou 10 mil toneladas, anunciou a mineradora australiana Syrah.

De acordo com uma informação divulgada aos mercados pela Syrah, que detém a mina, tratou-se da “primeira venda de grandes volumes” de grafite natural de Balama para a Indonésia, adquirido pela empresa BTR New Energy Materials.

Segundo a Syrah, trata-se do “primeiro grande volume de venda de grafite natural para um participante da cadeia de fornecimento de baterias fora da China”.

“Esta venda a granel segue-se a um envio experimental de contentores de finos de grafite natural de Balama para a Indonésia” no primeiro trimestre de 2024, explica a companhia mineira, acrescentando que esta exportação “é mais um desenvolvimento importante” na estratégia de diversificação de vendas.

banner

A mineradora explica, igualmente, que a empresa BTR New Materials Group está a construir na Indonésia, uma fábrica de baterias de 478 milhões de dólares, “que deverá iniciar a produção em 2024”, prevendo igualmente novas vendas desta mina para a empresa.

A Syrah explicou ainda que as vendas de grafite natural da mina de Balama no primeiro trimestre “foram semelhantes” às do último trimestre de 2023.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia