Terça-feira, 21 Maio, 2024
Início » PRESIDENTE AOS CONCESSIONÁRIOS: Acelerar a retoma dos projectos de gás

PRESIDENTE AOS CONCESSIONÁRIOS: Acelerar a retoma dos projectos de gás

Por Jornal Notícias
557 Visualizações

ABIBO ALY

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, insta os concessionários da Área-1 para acelerarem a retoma da construção de infra-estruturas de exploração do gás natural da bacia do Rovuma.

De igual modo, recomenda ao consórcio da Área 4 a dinamizar a Decisão Final do Investimento (DFI), com os devidos ajustamentos do plano aprovado em 2018.

Filipe Nyusi deixou estas recomendações na abertura da décima conferência e exposição de energia e mineração de Moçambique, evento que decorre desde ontem em Maputo.

banner

Para Nyusi, é fundamental que se retomem os projectos, porque, nas suas palavras, a DFI na Área 4 não pode ser agora associada à situação do terrorismo, uma vez que o empreendimento já existia e com clareza na sua execução. “Os empreendimentos não podem encalhar agora por esta razão; que se procure outras”.

O país tem três projectos de desenvolvimento aprovados para a exploração das reservas de gás natural da bacia do Rovuma, classificadas entre as maiores do mundo, na costa de Cabo Delgado.
Duas destas iniciativas são de maior dimensão e prevêem canalizar o gás do fundo do mar para a terra, arrefecendo-o numa fábrica para o exportar por via marítima em estado líquido.
Um dos projectos é precisamente este liderado pela TotalEnergies (consórcio da Área 1) e outro é o investimento previsto para o próximo ano liderado pela ExxonMobil e Eni (consórcio da Área 4).

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia