Terça-feira, 28 Maio, 2024
Início » INFLUENZA AVIÁRIA SOB CONTROLO: Produtos avícolas da RAS já podem entrar no país

INFLUENZA AVIÁRIA SOB CONTROLO: Produtos avícolas da RAS já podem entrar no país

Por Jornal Notícias
412 Visualizações

ESTÁ levantada a proibição da importação de produtos avícolas da África do Sul, em virtude deste país não ter registado nos últimos tempos novos episódios da Influenza Aviária (IA), o mesmo acontecendo com Moçambique, que não tem casos há mais de seis meses.

Entre os produtos que já podem ser importados da África do Sul constam pintos produtores, pintos e patos de um dia, ovos de incubação e carnes congeladas de aves domésticas.

Entretanto, a Direcção Nacional do Desenvolvimento Pecuário, órgão do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), impõe que os produtos sejam provenientes de aves mantidas em compartimentos livres da IA, aprovados pela autoridade veterinária, de acordo com o código da Organização Mundial de Saúde Animal e de matadouros autorizados para a exportação.

Ademais, o trânsito da África do Sul de carne de aves, plumas e penas, ovos férteis e de consumo e outros produtos usados para a alimentação animal ou fins agrícolas ou industriais provenientes de outros países devem ser autorizados pela autoridade veterinária moçambicana, através da emissão da licença de importação.

banner

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia