Segunda-feira, 24 Junho, 2024
Início » Sete razões para formar a liderança na sua empresa

Sete razões para formar a liderança na sua empresa

Por Jornal Notícias
1,2K Visualizações

SHEILA MIQUIDADE*

smiquidade@kuentxa.co.mz

instagram: @sheila.miquidade

QUANDO alguém assume um cargo de liderança, será que automaticamente se torna um líder eficaz? A resposta é clara: NÃO. Lidar com pessoas e as suas complexidades requer habilidades que vão além da simples ocupação de uma posição hierárquica. É necessário uma constante melhoria, uma evolução que acompanhe o crescimento da organização. Em tempos de ajustes financeiros, cortar investimentos na formação de líderes pode parecer tentador, porém é justamente essa liderança capacitada que sustentará a empresa nos momentos mais desafiadores. Portanto, uma trilha de desenvolvimento contínuo para líderes é não apenas benéfica, mas essencial, veja abaixo algumas razões do por que fazer:

the_ad_group(621);

1. Cuidar das pessoas: Nem é preciso explicar, não é? Não existe organização sustentável sem atenção com as pessoas, inclusive com as próprias lideranças.

2. Liderança cria contexto: Quanto mais fortalecida a sua liderança, menos necessidade de controlos e processos e, portanto, mais agilidade. É a diferença de fazer por acreditar versus fazer por obrigação.

3. Velocidade de comunicação e mudança: Lideranças preparadas conseguem transitar as informações e construir diálogos profundos com a equipa, viabilizando mudanças, inovação e adaptação constante.

4. Construção de conhecimento: O melhor vector de desenvolvimento da equipa e do negócio são as lideranças. Elas fornecem feedback, identificam lacunas, propõem planos de desenvolvimento e acompanham estes planos. Não há universidade corporativa ou programa de formação que substitua essa dinâmica.

5. Perpetuação e evolução da cultura: Lideranças vivem a cultura aplicando-a diariamente. Novas pessoas na equipa vão beber desta fonte, assim como as fortalezas e necessidades de evolução da cultura serão facilmente percebidas por lideranças hábeis. Cultura forte se faz com as pessoas correctas.

6. Ritmo e resultados: Sem liderança não há sonhos, metas e propósito claros. Também é importante mencionar que sem os anteriores não há alcance de resultados e alta performance. E ainda não é possível dizer que se tem uma liderança forte sem resultados fortes.

7. Liderança dá a “conexão”: Não há como negar que esta camada da equipa é o “meio de caminho” entre qualquer estratégia e a materialização da mesma. Traduzir os recados, garantir execução, acompanhamento e fazer correcções conforme se avança só se dá pelas mãos da liderança.

Investir na formação de lideranças não é um luxo, é uma necessidade para qualquer organização que deseja se manter competitiva num mercado em constante evolução. É um investimento no presente e no futuro, garantindo que a empresa esteja preparada para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades. Portanto, que cada empresa reconheça a importância vital de cultivar lideranças fortes e comprometidas, pois são elas que conduzirão o navio rumo ao sucesso.

Algumas formações para líderes:

Inteligência emocional e empatia: Uma liderança verdadeiramente eficaz requer habilidades emocionais sólidas. Portanto, investir em formações que desenvolvam a inteligência emocional dos líderes, capacitando-os a compreender e gerir as suas próprias emoções e as dos outros, é fundamental.

Liderança transformacional e inovação: Líderes que desejam impulsionar a inovação em suas equipas e organizações devem ser treinados na liderança transformacional. Isso envolve inspirar e motivar os membros da equipa, incentivando a criatividade, o pensamento crítico e a experimentação

Gestão de desempenho e feedback construtivo: Uma liderança eficaz não se resume apenas a inspirar e motivar, mas também a fornecer orientação e feedback construtivo para impulsionar o desempenho da equipa. Portanto, formações em gestão de desempenho são indispensáveis para capacitar os líderes a estabelecer metas claras, acompanhar o progresso, identificar áreas de melhoria e fornecer feedback de maneira construtiva e empática.

* CEO da Kuentxa Academia de Comunicação Estratégica e de Liderança Humanizada

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia