Domingo, 23 Junho, 2024
Início » NAÇÕES UNIDAS: Moçambique conduz debate sobre paz e segurança

NAÇÕES UNIDAS: Moçambique conduz debate sobre paz e segurança

Por Gil Filipe
918 Visualizações

GIL FILIPE, em Nova Iorque

MOÇAMBIQUE dirige amanhã no Conselho de Segurança das Nações Unidas um debate aberto sobre Manutenção da Paz e Segurança Internacional: o papel das mulheres e jovens”, no âmbito da presidência rotativa do país àquele órgão da ONU.
O debate faz parte do rol de actividades que o país preparou para o mês de Maio, em que Moçambique, membro não permanente do principal órgão decisório da ONU, exerce a presidência rotativa.
O evento será dirigido pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, que se encontra desde ontem em Nova Iorque. Para além de conduzir esta actividade, a chefe da diplomacia moçambicana vai inteirar-se das actividades da representação permanente de Moçambique junto das Nações Unidas, dirigida pelo embaixador Pedro Comissário.
O país propõe a abordagem do tema sobre a manutenção da paz e segurança globais por entender tratar-se de uma questão premente no contexto internacional, pois o mundo ainda é palco de conflitos violentos e que constituem um entrave ao progresso dos países e povos. Nestes conflitos, as mulheres e jovens têm sido as maiores vítimas, daí, também, poderem desempenhar um papel importante na busca de solução.
Membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU para o biénio 2023-2024, Moçambique exerce em Maio a presidência rotativa mensal do órgão, depois de o ter feito também em Março do ano passado.
Neste âmbito, na semana passada organizou um debate sobre a Protecção de Civis em Situações de Conflito, dirigido por Pedro Comissário e com a participação especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia