Quinta-feira, 25 Abril, 2024
Início » Presidência do Conselho e Segurança: Moçambique elege paz e segurança

Presidência do Conselho e Segurança: Moçambique elege paz e segurança

Por admin-sn
131 Visualizações

Defesa e segurança em África e no Mundo será o tópico genérico de Moçambique quando voltar a assumir a presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Maio.

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, que hoje prestou a informação em Nova Iorque, ressalvou, contudo, que o assunto está ainda a ser debatido ao nível diplomático, sendo que o tema específico será conhecido nos próximos dias.

“Estamos ainda a discutir os elementos que devem ser chamados à colação para que este tema seja discutido com propriedade, porque a grande questão é contribuir para que o mundo seja de paz e de harmonia, onde se viva sem medo de armas e sem medo de descontinuidades provocadas por guerras”, disse Verónica Macamo.

Explicou que os temas propostos no âmbito da presidência rotativa do órgão responsável pela segurança e paz mundiais, são antecipadamente analisados entre os membros do Conselho de Segurança da ONU, processo que ainda está em curso, razão pela qual Moçambique não pode, por enquanto, anunciar o tema específico.

banner

Verónica Macamo falava a jornalistas moçambicanos momentos depois de participar, a convite do Reino do Japão, actual presidente do Conselho de Segurança da ONU, numa sessão Informativa Ministerial sobre o desarmamento nuclear, reunião que decorreu na sede da organização.

Em Maio, Moçambique assume pela segunda e última vez a presidência do Conselho de segurança da ONU, depois República de Malta, em Abril.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia