Segunda-feira, 24 Junho, 2024
Início » EM TRÊS DISTRITOS: Elevada prevalência  de novas infecções pelo HIV

EM TRÊS DISTRITOS: Elevada prevalência  de novas infecções pelo HIV

Por Juma Capela
2,K Visualizações

As autoridades sanitárias estão preocupadas com a elevada prevalência de novas infecções pelo HIV, entre indivíduos sexualmente activos na faixa etária entre os 15 e 49 anos, nos distritos KaMubukwana, KaMavota e KaMaxakeni, não obstante o facto de a capital do país reportar o segundo menor número de contaminações.

A preocupação foi manifestada, ontem, pelo secretário de Estado, Vicente Joaquim, na I Sessão do Conselho Provincial de Combate ao HIV e Sida.

Para responder aos desafios impostos pela prevalência da doença e facilitar a implementação das acções de resposta, as autoridades acabam de reforçar os meios circulantes e equipamento diverso para os cinco distritos municipais.

Trata-se de cinco motorizadas, igual número de impressoras e computadores portáteis, para o apetrechamento dos conselhos distritais KaMubukwana, KaMaxakeni, KaMavota, KaMpfumu e Nlhamankulu.

the_ad_group(621);

No mesmo âmbito, em 2022, os distritos KaTembe e KaNyaka foram abrangidos pelos meios circulantes, adquiridos pelo Fundo Global, no âmbito da implementação da Estratégia Nacional do uso de Preservativo.

Vicente Joaquim espera que os equipamentos, alocados aos pontos-focais de resposta ao HIV, possam operacionalizar o trabalho de sensibilização das comunidades, com vista a diminuir o índice de novas infecções.

“De acordo com o INSIDA 2021, a taxa de prevalência do HIV na cidade de Maputo é de 16,2 por cento. A capital está entre as províncias que registaram uma redução na prevalência do vírus em população adulta entre os inquéritos de 2015 e 2021”, disse.

Indicou que a prevalência do HIV e SIDA apresenta uma tendência crescente situando-se nos 17,5 por cento, na população adulta dos 15 aos 49 anos.

A secretária-executiva do Conselho Provincial de Combate ao HIV e SIDA, Adelvina Nhamtumbo, anotou que a incidência do HIV é elevada entre as mulheres (20,2 por cento), do que nos homens (11,6 por cento). 

“Foram disponibilizados 4,5 milhões de preservativos masculinos superando a meta em 29 por cento. Porém, o stock do preservativo feminino e do gel lubrificante esgotou, tendo alcançado uma variação negativa de 45 e 91 por cento, respectivamente”, disse a fonte.

Foto: J.Capela

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia