Quarta-feira, 19 Junho, 2024
Início » PROVÍNCIA DE NAMPULA: Mais de 100 mil raparigas tornaram-se mães em 2023

PROVÍNCIA DE NAMPULA: Mais de 100 mil raparigas tornaram-se mães em 2023

Por Issa Likwembe
844 Visualizações

PELO menos 100 mil raparigas entre os 10 e 19 anos ficaram grávidas em 2023 na província de Nampula, de um universo de 430.254 gestantes atendidas nas unidades sanitárias.

Os dados foram partilhados há dias pela médica-chefe provincial, Selma Xavier, no seminário promovido no âmbito do Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher (28 de Maio).

“No ano passado 480.254 mulheres ficaram grávidas na província, 101.954 das quais eram raparigas e adolescentes dos 10 aos 19 anos, uma realidade preocupante”, revelou a médica.

Numa palestra sobre o tema “Gravidez na adolescência e suas complicações”, a especialista Filipa Lisboa descreveu a situação como crítica nos distritos de Mogovolas, Murrupula, Mogincual e Mecubúri.

banner

“Os níveis mais elevados de gravidez na adolescência encontram-se em Cabo Delgado, com 55 por cento, Niassa 52%, e Nampula 44%. Os mais baixos são em Maputo-cidade e Maputo-província, com 12% e 18 por cento, respectivamente”, explicou.

Os principais factores que explicam a gravidez na adolescência são, no entender da clínica, “a falta de utilização ou utilização incorrecta dos métodos contraceptivos, a repetição de padrões de comportamento, privação de informações sobre sexo e gravidez pelos adultos, fraca escolarização e influência dos meios de comunicação.

A médica observou que a gravidez na adolescência acarreta consequências nefastas na saúde das raparigas que, entre outros, incluem a morte no parto e pós-parto e fístulas obstétricas.

Foto: J.Capela

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia