Domingo, 23 Junho, 2024
Início » Aumentam crimes de burla com promessa de emprego

Aumentam crimes de burla com promessa de emprego

Por Jornal Notícias
1,1K Visualizações

Os casos de burla com promessas de ingresso nas instituições do Aparelho do Estado têm vindo a aumentar, nos últimos tempos, na província do Niassa, com os valores a variarem entre 12 e trezentos mil meticais.

Recentemente, foi apresentado um funcionário público, detido pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), no Niassa, acusado de envolvimento no esquema de burla com promessas de emprego, havendo outros 39 indivíduos a contas com as forças da Lei e Ordem na província desde o início do ano.

No período em referência, o SERNIC instaurou cerca de 115 processos-crime relacionados com burla de valores monetários. Comparado com o período homólogo do ano passado, constata-se um incremento de 31 processos envolvendo, entre outros, funcionários de instituições públicas.

Moisés Matangue, porta-voz do SERNIC no Niassa, disse à comunicação social local que a detenção de um funcionário público afecto ao Centro de Saúde de Malica, distrito de Lichinga, é um caso a citar. O indiciado, de cerca de 24 anos, confirma ter burlado um camponês no valor de 13.500 meticais, um telemóvel e uma motorizada com promessa de empregar o filho no Centro de Saúde da sede distrital de Muembe.

the_ad_group(621);

 O porta-voz disse ainda que o mesmo cidadão, na companhia de outros funcionários públicos ainda por serem identificados, submetia as suas vítimas a um falso concurso de recrutamento de pessoal nas instituições estatais como forma de aliciamento para libertarem valores monetários. 

Entretanto, o indiciado confirma ter recebido 13.500 meticais, a motorizada e o telemóvel, alegando que os mesmos visavam facilitar a sua locomoção e contactos com um facilitador.

Está em curso, neste momento, uma operação visando identificar e deter suspeitos de pertencer a uma rede de burladores com promessas de ingresso das vítimas nas instituições do Estado. Os resultados das investigações em curso serão divulgados brevemente.

O SERNIC desencadeou, igualmente, uma operação para o esclarecimento de crimes de burla informática com um total de trinta processos abertos nos últimos cinco meses.

Foto: J.Capela

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia