Domingo, 23 Junho, 2024
Início » NALGUNS DISTRITOS DA PROVÍNCIA DE MAPUTO: Lanche escolar melhora desempenho dos alunos

NALGUNS DISTRITOS DA PROVÍNCIA DE MAPUTO: Lanche escolar melhora desempenho dos alunos

Por Jornal Notícias
508 Visualizações

A DISTRIBUIÇÃO do lanche escolar nos distritos da Manhiça, Magude, Moamba, Matutuíne, na província de Maputo está a melhorar o desempenho dos alunos e contribuir para a redução dos níveis de desistências. 

Segundo o Gestor do projecto “Nosso Futuro Brilhante”, Frank Nhamoenda , antes da introdução da alimentação escolar apenas 85 por cento dos alunos inscritos iam a escola com frequência, mas com o projecto o número subiu para 96 por cento. 

Nhamoenda apresentou essa constatação, ontem numa das sessões da semana de acção global pela educação para todos, movimento que termina hoje.

“O que nós vimos no projecto que implementamos em cerca de 36 escolas, das 245, é que em 2021 tinha uma taxa superior a 9,6 por cento de abandono escolar. Agora, em 2023 e 2024 nenhuma escola do projecto tem uma taxa de abandono superior à média nacional.Isso é o número de alunos que abandonam a escola reduziu drasticamente. Então, isso tudo é resultado da alimentação escolar.”, acrescentou.

the_ad_group(621);

Apesar desse resultado positivo, Frank Nhamoenda, destaca que ainda prevalece o desafio de aumentar a participação dos produtores locais. 

Explicou que a refeição é composta por arroz, farinha de milho, feijões, ervilha, óleo, cebola, tomate e outros tipos de vegetais e, uma vez que as escolas não têm sistemas de refrigeração para conservar alguns produtos, é necessário que estes sejam adquiridos nas proximidades.

“Essa falta de conhecimento dos produtores locais em como é que eles participam nessa cadeia de valor da alimentação escolar faz com que haja uma fraca participação. São poucos, nesse momento, que estão em posição de participar da cadeia, mas já há um investimento”, disse.

O outro desafio pretende-se com a falta de infra-estruturas escolares básicas ligadas a alimentação escolar como questão dos sanitários, armazéns, cozinhas cuja colocação é da responsabilidade do Ministério, pois a alimentação escolar faz parte do plano estratégico de educação, bem como do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia