Quarta-feira, 19 Junho, 2024
Início » Coral Sul já contabiliza 58 carregamentos de gás

Coral Sul já contabiliza 58 carregamentos de gás

Por Jornal Notícias
808 Visualizações

O PROJECTO Coral Sul, na Área 4 da Bacia do Rovuma, já fez 58 carregamentos de exportação de Gás Natural Liquefeito desde o início da comercialização em Novembro de 2022. 

Informações avançadas segunda-feira pelo administrador executivo para o Pelouro de Pesquisa e Produção da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), Rudêncio Morais, indicam que do total dos carregamentos 18 foram concretizados este ano.

Rudêncio Morais falava em Maputo no Fórum de Negócios Moçambique-Itália, evento que visava a busca de parcerias entre os dois países para os sectores de energia, infra-estruturas, logística, construção e transformação agrícola.

A plataforma Coral Sul, instalada a cerca de 30 quilómetros do distrito de Palma, província de Cabo Delgado, é operada pela petrolífera italiana Eni, em nome dos parceiros da Área 4 – Mozambique Rovuma Venture, Galp, Kogas e ENH – e tem capacidade para produzir 3,3 milhões de toneladas de gás natural liquefeito por ano. 

banner

Em meados do ano passado o país alcançou uma média de quatro a cinco embarcações mensais que saem de Cabo Delgado para o mercado internacional.   

Foi neste quadro que Rudêncio Morais falou da necessidade de se aproveitar as oportunidades criadas pelo projecto Coral Sul. 

“Temos que criar condições de multiplicar a produção de gás natural em Moçambique. A ENH está posicionada numa visão paralela. A primeira é prover gás num processo de transição e a segunda é explorar as oportunidades que o país tem e que podem contribuir para a transição energética”, disse.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia