Domingo, 23 Junho, 2024
Início » ONU estima que número de refugiados suba para três milhões em 2025

ONU estima que número de refugiados suba para três milhões em 2025

Por Jornal Notícias
508 Visualizações

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) estimou hoje que quase três milhões de refugiados precisarão de ser reinstalados em 2025, numa subida de 20 por cento.
Segundo o relatório “Projected Global Resettlement Needs 2025”, poderá estar em causa 2,9 milhões de refugiados reinstalados, num “aumento de 20 por cento – equivalente a meio milhão de refugiados – em relação a 2024, impulsionado pelo prolongamento das situações de deslocação em massa, pelo surgimento de novos conflitos e pelos impactos das alterações climáticas”.
Citado num comunicado, o documento assinalou que pelo nono ano consecutivo são os deslocados sírios que continuam a registar as maiores necessidades de reinstalação, prevendo-se que quase um milhão de refugiados necessite de apoio.
Seguem-se os refugiados do Afeganistão (558.000), Sudão do Sul (242.000), os Rohingya de Myanmar (226.000), do Sudão (172.000) e da República Democrática do Congo (158.000).
As Nações Unidas informaram sobre o aumento das necessidades de reinstalação também nas Américas, devido a níveis de deslocação sem precedentes na região.
Citada pela Lusa, a alta comissária adjunta do ACNUR para a Proteção, Ruvendrini Menikdiwela, sublinhou que a “reinstalação é uma intervenção que salva vidas de refugiados em risco”, além de ser uma “resposta significativa a situações crescentes e não resolvidas de deslocação forçada”.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia