Domingo, 23 Junho, 2024
Início » BACIA DO ROVUMA: Projectos de gás devem abastecer mercado interno

BACIA DO ROVUMA: Projectos de gás devem abastecer mercado interno

Por Jornal Notícias
722 Visualizações

OS projectos de exploração de gás natural na bacia do Rovuma devem contemplar o abastecimento do mercado doméstico, sobretudo numa altura em que se fala da possibilidade de construção de uma segunda plataforma flutuante para a extracção deste hidrocarboneto. 

Até ao momento a exploração de gás do Rovuma é feita pelo projecto Coral Sul, na Área 4, que tem como principal propósito a exportação. 

É neste sentido que o secretário permanente do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, António Manda, defendeu, durante um encontro com o sector privado, o aproveitamento deste recurso para responder também às necessidades internas, nomeadamente a materialização de projectos industriais. 

“Para além da geração de energia, o gás serve também de matéria-prima para a produção de amónio, ureia, metanol, combustíveis líquidos, contribuindo para a agricultura, mineração, desenvolvimento industrial e transporte”, argumentou. 

the_ad_group(621);

Explicou que as reservas de gás podem desencadear projectos de geração de energia, respondendo aos desafios de electrificação nacional, num contexto de transição energética. 

De igual modo, considerou que esta abordagem é necessária, atendendo também à urgência de diversificar a matriz energética, garantir a sustentabilidade, eficiência e segurança.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia