CINCO dos sete atletas que vão representar Moçambique nos Jogos Olímpicos Paris-2024, a decorrerem de 26 deste mês a 11 de Agosto, despediram-se ontem do Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, pouco antes da sua partida para a capital francesa.
Trata-se de Alcinda dos Santos e Tiago Muxanga (boxe), Deisy Nhaquile (vela), Jacira Ferreira (judo) e Steven Sabino (atletismo), e respectivos treinadores. Estes vão se juntar a outros dois atletas de natação que já se encontram em Paris, nomeadamente, Mattew Lawrence, que beneficia de bolsa olímpica, em Portugal e Denise Doneli que reside na Itália.
No acto da despedida, Maleiane felicitou os atletas por terem chegado a esta fase e pedi-os para que saibam dignificar o país no maior evento desportivo planetário.
Afirmou ser sempre prazer ter atletas nestes jogos, especialmente pelo facto de que só por lá estarem já é uma vitória, pelo esforço que exerceram para poder ter acesso às vagas para Paris.
“Saibam que têm cerca de 33 milhões de moçambicanos a olhar para vocês. Sabemos que estão a fazer de tudo para trazerem medalhas e isso exige muita responsabilidade. Se ganharem, os 33 milhões vão agradecer e se perderem também estarão convosco. Então devem se esforçar para vencer”, realçou.
Destacou igualmente a disciplina que tem caracterizado os moçambicanos fora de portas.
“Os atletas e técnicos têm sabido manter essa disciplina que coloca sempre Moçambique lá em cima e é isso que continuamos à espera de todos vós”, destacou, felicitando igualmente os treinadores pela capacidade que têm demonstrado em forjar bons atletas.
“Desejo que a viagem, estadia e a participação corram muito bem para que no regresso digam missão cumprida”, frisou.