Terça-feira, 25 Novembro, 2025
Início » Cardeal italiano condenado por fraude renuncia à presença no Conclave

Cardeal italiano condenado por fraude renuncia à presença no Conclave

Por Jornal Notícias
923 Visualizações

O cardeal italiano Angelo Becciu, condenado por fraude financeira no Vaticano, comunicou, esta terça-feira, que não vai participar no conclave para “obedecer à vontade do Papa Francisco”.
Becciu tem estado a participar nas Congregações Gerais, reuniões de cardeais que são feitas quase diariamente num período de Sede Vacante para fazer a gestão quotidiana do Vaticano, mas, segundo duas fontes contactadas pela Lusa, ter-lhe-ão sido mostradas cartas assinadas por Francisco a indicar que não o queria no Conclave.
“Tendo em mente o bem da Igreja, que servi e continuarei a servir com fidelidade e amor, bem como contribuir para a comunhão e a serenidade do conclave, decidi obedecer, como sempre fiz, à vontade do Papa Francisco de não entrar no conclave, mantendo-me convencido da minha inocência”, referiu, em comunicado, o cardeal, de 76 anos.
Becciu, nascido na Sardenha, era muito próximo do Papa e foi nomeado cardeal por Francisco, tendo assumido responsabilidades elevadas na Cúria romana, particularmente na Congregação para a Causa dos Santos e na Secretaria de Estado.
Por desvios financeiros, entre as quais a aquisição de um imóvel de luxo em Londres com dinheiro de uma coleta anual para obras de caridade, o antigo conselheiro de Francisco foi condenado no final de 2023, em primeira instância, a cinco anos e meio de prisão, pela justiça da Santa Sé.
O cardeal recorreu da sentença e está a aguardar em liberdade o recurso.
Em 2020, foi afastado de quaisquer funções, mas conservou o título de cardeal.
Após a morte de Francisco, na semana passada, o cardeal disse à imprensa italiana que poderia participar no Conclave.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar