Quarta-feira, 14 Maio, 2025
Início » CTA: Prestação de contas e “dossier” Álvaro Massingue podem travar eleição

CTA: Prestação de contas e “dossier” Álvaro Massingue podem travar eleição

Por Jornal Notícias
442 Visualizações

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) encontra-se reunida, desde a manhã de hoje, em Maputo, em Assembleia-Geral destinada à eleição do novo presidente da agremiação.
Contudo, informações apuradas pelo “Notícias Online” indicam que o processo eleitoral ainda não teve início, uma vez que decorrem, neste momento, os procedimentos prévios, estando mesmo por aprovar a ordem de trabalhos da sessão.
Entre os pontos que condicionam o arranque dos trabalhos, destaca-se o “dossier” Álvaro Massingue, bem como a ausência de apresentação do relatório de contas referentes ao mandato anterior, liderado por Agostinho Vuma, o que tem gerado descontentamento entre os associados.
“Assim não pode continuar. É fundamental que sejam apresentadas as contas para podermos avançar”, declarou um dos membros presentes à nossa reportagem.
Actualmente, mais de 170 delegados com direito de voto têm duas candidaturas para liderar a instituição, nomeadamente Lino Candeeiro e Maria Abdula.
Importa referir que, na manhã de hoje, a Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) solicitou, com carácter de urgência, a detenção do presidente da Comissão Eleitoral, Lino Mondlane, bem como dos seus vogais, Luís Zandamela e Baptista Macuvele, por alegada desobediência a decisões judiciais.
A CCM ainda espera que sua candidatura seja incluída no corrida e esteja em pé de igualdade com as demais, daí que se faz presente na secção.
O encontro que decorre numa unidade hoteleira da capital moçambicana, sob apertadas medidas de segurança e os jornalistas foram impedidos de entrar na sala onde decorre a assembleia.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia