A voz da periferia na ONU: entre poder, capital global e o conteúdo local moçambicano

Raimundo Mapanzene

A TRIBUNA das Nações Unidas sempre foi o palco por excelência onde a periferia do mundo fala de igual para igual com o centro do poder global.

Em Setembro de 2026, ao discursar na 81.ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, o Presidente Daniel Chapo levou a voz de Moçambique a Nova Iorque e ensaiou uma postura firmemente contra-hegemónica frente à arquitectura financeira e política internacional.

Ao cruzar a necessidade de captação de capital com a soberania sobre as matérias-primas e a obrigatoriedade de políticas de conteúdo local, o discurso moçambicano desafiou abertamente a lógica do capitalismo global subordinante, que insiste em manter o Sul Global confinado à periferia económica.

O diagnóstico de Chapo sobre o estado do mundo toca na ferida da anomia institucional. Quando o líder moçambicano afirma que os pilares da ONU enfrentam uma pressão sem precedentes, ele constata a falência de uma ordem social global que já não consegue arbitrar conflitos nem garantir a coesão.

A exigência categórica de dois assentos permanentes para África no Conselho de Segurança nunca foi um capricho diplomático, mas uma denúncia explícita de uma estrutura caduca e colonial que perpetua a exclusão política de mais de bilião e meio de pessoas das tomadas de decisão que moldam o planeta.

Contudo, é no campo da economia política que o discurso ganha contornos de uma verdadeira Teoria da Dependência aplicada ao século XXI. Ao evocar a questão  clássica da “África rica que retém pouco valor”, Chapo atacou directamente a Divisão Internacional do Trabalho. É que  Moçambique conhece na pele as consequências de ser um isolamento extractivista: exporta-se o gás, o carvão e os minérios em bruto, importam-se os bens manufaturados a preço de ouro, e o valor acrescentado evapora-se para as capitais do Norte Global ou para os mercados emergentes da Ásia.

O apelo à industrialização local e regional é, por isso, um grito de libertação económica.

Esta retenção de valor, todavia, esbarra historicamente na fragilidade mecânica do conteúdo local, um quisto que a análise sociológica e económica não pode ignorar. Sem uma legislação robusta, vinculativa e punitiva, a entrada de grandes volumes de capital estrangeiro traduz-se na criação de megaprojetos isolados do tecido empresarial doméstico.

Sabe-se que as multinacionais tendem a subcontratar os seus fornecedores tradicionais estrangeiros em detrimento das pequenas e médias empresas moçambicanas, que se vêem marginalizadas por falta de certificação, de linhas de crédito competitivas ou de transferência tecnológica efectiva.

Sem a obrigatoriedade legal de integração do empresariado nacional e de capacitação de quadros locais em posições estratégicas de decisão, o “conteúdo local” permanece uma abordagem retórica, perpetuando o país como mero espectador passivo da riqueza que brota do seu próprio solo e aprofundando o fosso das desigualdades socioeconómicas.

Estratégias híbridas e diplomacia de equilíbrio

O grande mérito da actual política externa moçambicana reside no seu hibridismo estratégico. Daniel Chapo rejeita o isolamento ou a ruptura radical. O país move-se com uma destreza assinalável entre o Ocidente tradicional e o Sul Global.

Em Nova Iorque, o Presidente, criticando a assimetria do sistema financeiro, senta-se com a directora-geral do Fundo Monetário Internacional e pisca o olho aos investidores no Forbes África Day. Em Maputo, o Governo, mantendo contratos multimilionários com petrolíferas europeias e americanas, estuda com seriedade a sua aproximação ao banco dos BRICS para financiar infra-estruturas sem amarras ideológicas.

Esta diplomacia do equilíbrio (onde as forças de defesa do Ruanda e os instrutores da União Europeia coabitam no combate ao terrorismo em Cabo Delgado) mostra que Moçambique aprendeu a jogar o jogo global.

A lição que fica de Setembro de 2026 é clara: o cosmopolitismo já não é um privilégio das potências hegemónicas.

Moçambique provou que é possível abraçar o multilateralismo sem abdicar da soberania, e que a verdadeira independência económica não se faz com isolamento, mas sim renegociando, de cabeça erguida, os termos da nossa integração no mundo.

Leia mais…

Related posts

Valá defende crescimento inclusivo para combater pobreza em Cabo Delgado

Maputo defende cooperação que impulsiona desenvolvimento entre cidades

Núcleo de Arte denuncia falsificação de obras