Domingo, 19 Maio, 2024
Início » Mapiko na lista do património cultural imaterial da UNESCO

Mapiko na lista do património cultural imaterial da UNESCO

Por admin-sn
310 Visualizações

A DANÇA tradicional mapiko foi inscrita na lista de Património Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) com necessidade de salvaguarda urgente.

A indicação foi feita, terça-feira, na 18.ª Sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorre desde segunda-feira até sábado em Kasane, no Botswana.

A candidatura desta manifestação foi submetida à UNESCO em Março de 2022 pelo Ministério da Cultura e Turismo. De acordo com a instituição, o princípio que norteou este acto é a sua autenticidade, inclusão e peculiar relevância histórica, estética e artística para a humanidade.

Outra urgência invocada tem que ver com as actividades fundamentalistas islâmicas em Cabo Delgado, “o que obrigou à suspensão das festas de mapiko devido à fuga e dispersão da população”, lê-se no processo de candidatura.

banner

A mapiko, ou ingoma ya mapiko, tal como usado pela comunidade que a pratica, ocorre originalmente no planalto Makonde, constituído pelos distritos de Mueda, Nangade e Muidumbe, na província de Cabo Delgado.

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia