Domingo, 19 Maio, 2024
Início » REPETIÇÃO DA VOTAÇÃO EM QUATRO AUTARQUIAS: Apuramento intermédio inicia hoje

REPETIÇÃO DA VOTAÇÃO EM QUATRO AUTARQUIAS: Apuramento intermédio inicia hoje

Por admin-sn
344 Visualizações

INICIA hoje o apuramento intermédio que vai definir a posição de cada uma das formações políticas que ontem participaram na repetição da votação nas autarquias de Marromeu, Nacala-Porto, Guruè e Milange.

Entretanto, até ao encerramento da presente edição decorria o processo de contagem e classificação de votos, no âmbito do apuramento parcial nas mesas das assembleias de voto.

Sabe-se que a votação decorreu de forma ordeira e tranquila, não obstante o relato de um e outro casos isolados de agitação que, na generalidade, não mancharam o pleito, conforme indicam os órgãos eleitorais.

O “Notícias” soube que, nas quatro autarquias, as assembleias de voto abriram pontualmente às 7.00 horas, tendo registado alguma afluência até pouco antes da hora do encerramento, 18.00 horas. Este retrato foi feito com base em informações apuradas nos locais de votação e fornecidos pelos observadores eleitorais.

banner

As organizações de observação eleitoral que acompanharam as eleições apontam que, de um modo geral, a votação decorreu dentro da lei.

Por exemplo, a Sala da Paz diz ter constatado que a maioria das mesas abriu pontualmente e tinha disponíveis os materiais para o início da votação. Foi igualmente registada presença de eleitores nas mesas desde as 5.00 horas em Marromeu, Guruè e nas mesas da assembleia de voto da Escola EPC Morrupulene, no município de Nacala-Porto.

Faz ainda referência a uma participação activa de alguns vogais da Comissão Nacional de Eleições, que estiveram a acompanhar o processo de votação nas mesas e ajudaram a esclarecer questões que dividiam opiniões ao nível das mesas.

Enquanto isso, as primeiras horas foram marcadas por tensão, com registo de várias irregularidades, entre ilícitos eleitorais e até situações de violência antes da abertura,

depois e durante o processo de votação.

Os casos foram reportados sobretudo em Marromeu e Guruè, onde a Polícia foi chamada a intervir para repor a ordem e tranquilidade.

Ainda nas duas autarquias, observaram-se

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia