Domingo, 26 Maio, 2024
Início » Líder da oposição nomeado Primeiro-Ministro no Chade

Líder da oposição nomeado Primeiro-Ministro no Chade

Por Issa Likwembe
112 Visualizações

O principal líder da oposição no Chade, Succès Masra, foi ontem nomeado Primeiro-Ministro por decreto do Presidente de transição, Mahamat Idriss Déby Itno, noticiou a AFP.

Segundo aquela agência de notícias, a nomeação de Succès Masra, que regressou ao Chade em Novembro depois de ter partido para o exílio em 2022, surge na sequência da demissão, na sexta-feira, do anterior Primeiro-Ministro, Saleh Kebzabo.

O anúncio foi feito num discurso do Secretário-Geral da Presidência, Mahamat Ahmat Alhabo, transmitido na televisão, e acontece depois de ter sido seguido o “procedimento habitual”, segundo o próprio dirigente, após a ratificação da nova Constituição do país.

A nova Constituição, considerada um passo fundamental para o regresso ao poder civil, foi aprovada por quase 86 por cento dos eleitores num referendo realizado a 17 de Dezembro.
De acordo com a Lusa, o texto foi aprovado pelo Presidente chadiano e por uma coligação de cerca de 120 partidos políticos, incluindo o de Masra.

banner

O até agora líder da oposição do partido político Les Transformateurs deixou o país em 2022, depois de ter sido responsabilizado pelo Governo pelas manifestações que tiveram lugar a 20 de Outubro de 2022, e das quais resultaram pelo menos 50 mortos, segundo dados oficiais.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia