Quinta-feira, 30 Maio, 2024
Início » Iniciam audiências sobre acusação de genocídio em Gaza

Iniciam audiências sobre acusação de genocídio em Gaza

Por Issa Likwembe
130 Visualizações

O Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) iniciou hoje dois dias de discussões legais num caso apresentado pela África do Sul, que acusa Israel de genocídio na guerra na Faixa de Gaza contra o Hamas.

A África do Sul pediu aos juízes, no início da audiência, que impusessem ordens preliminares vinculativas a Israel, incluindo a suspensão imediata da campanha militar israelita em Gaza. Israel rejeita a acusação.

A presidente do TIJ, Joan E. Donoghue, disse que a África do Sul argumenta que as acções israelitas após os ataques de 7 de Outubro do Hamas “têm carácter genocida”, segundo a agência norte-americana AP.

A África do Sul, segundo a presidente do TIJ, afirma também que Israel “não conseguiu evitar o genocídio e está a cometer genocídio”.

banner

Pretória também alega que Israel viola “outras obrigações fundamentais” ao abrigo da Convenção das Nações Unidas sobre o Genocídio.

A África do Sul apresentou um pedido urgente ao TIJ para que ordene a Israel que “suspenda imediatamente as operações militares” na Faixa de Gaza.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia