Terça-feira, 28 Maio, 2024
Início » Moçambique adopta novo certificado de exportações

Moçambique adopta novo certificado de exportações

Por Leovigildo Cruz
442 Visualizações

MOÇAMBIQUE pretende adoptar, nos próximos dias, um novo certificado fitossanitário, instrumento que vai assegurar que os produtos nacionais sejam exportados em conformidade com os padrões internacionalmente exigidos.
Esta ferramenta vai ser implementada pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, tendo como foco produtos de origem agrícola e pecuário.
A informação foi prestada, recentemente, em Maputo, pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, no quadro da sessão ordinária do comité de facilitação do comércio, órgão criado pelo Conselho de Ministros para apreciar matérias relacionadas ao comércio, sejam elas tarifárias ou não.
Trata-se dum comité composto pelos ministérios da Indústria e Comércio; Agricultura e Desenvolvimento Rural; Mar, Águas Interiores e Pescas; Cultura e Turismo; Interior; Autoridade Tributária de Moçambique e pelo sector privado.
O que se pretende, de acordo com Silvino Moreno, é que o novo certificado contenha elementos que permitam aferir a qualidade dos produtos a serem exportados.
“Os produtos agrários, por exemplo, à medida que o tempo vai passando, depois de colhidos, apresentam algumas impurezas que podem ser microrganismos, poeira ou outros. Portanto, é obrigatório que os países os exportem livres desses perigos”, clarificou.

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia