Sábado, 13 Julho, 2024
Início » DESENVOLVIMENTO DOS CORREDORES: Prioridade é integração ferro-portuária

DESENVOLVIMENTO DOS CORREDORES: Prioridade é integração ferro-portuária

Por Jornal Notícias
1,2K Visualizações

A EMPRESA Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) deve continuar a priorizar a alocação de recursos na integração do sistema ferro-portuária nos corredores da Beira e Norte, à semelhança do que acontece em Maputo, para melhorar o rácio carga rodovia/ferrovia.

Este desafio foi lançado, ontem, em Maputo, pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, na abertura da oitava conferência do Porto de Maputo.

Aposta na integração não só pode aumentar, significativamente, a eficiência dos corredores, como também reduzir os impactos ambientais e elevar a sustentabilidade das operações logísticas.

Neste momento, mais de 1500 camiões servem diariamente o Porto de Maputo, mas Mateus Magala quer ver desviada mais carga para a ferrovia, apesar do forte peso que prevê se mantenha na estrada.

Actualmente 64 por cento da carga movimentada nesta infra-estrutura é transportada por camiões e a restante por linha férrea, nomeadamente as exportações da África do Sul.

“É nossa ambição que carga transportada no sistema ferroviário deve ser acima de 60 por cento do total dos minérios que são movimentados através do Porto de Maputo”, disse.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia