Segunda-feira, 20 Maio, 2024
Início » Legalizado partido de portuguesa de ascendência angolana

Legalizado partido de portuguesa de ascendência angolana

Por Issa Likwembe
442 Visualizações

O Tribunal Constitucional (TC) português aceitou o pedido de inscrição do partido político Nova Direita, liderado por Ossanda Liber, depois de ter indeferido esta solicitação por três vezes devido a irregularidades no processo.

Ossanda Liber João Filipe Cruz dos Santos (que foi vice-presidente do partido Aliança) nasceu em Luanda, Angola, em 1977. É casada com Nuno Miguel Cruz dos Santos, vinicultor viseense. É filha de António Pedro Filipe Júnior, médico cardiologista e de Maria José João, psicóloga. Vive em Portugal desde 2004.

Trata-se da primeira mulher negra a liderar um partido de direita em Portugal. A imigrante faz história ao dar a cara pela “Nova Direita”.

A dirigente da Nova Direita defende que Portugal deve replicar com África o modelo das relações estabelecidas no âmbito da União Europeia nos domínios do comércio e de políticas comuns de imigração, mas também nas áreas da saúde, defesa e segurança.

banner

Este último assunto, diz, é uma preocupação maior: “que inclui também a questão da segurança e controlo, por exemplo, do terrorismo, que é um tema no qual Portugal não gosta de pensar. Esta é uma questão que penso que Portugal e os países de África podiam perfeitamente cooperar”.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia