Sexta-feira, 24 Maio, 2024
Início » Guterres apela ao diálogo para resolver tensão entre Etiópia e Somália

Guterres apela ao diálogo para resolver tensão entre Etiópia e Somália

Por Juma Capela
113 Visualizações

O secretário-geral da ONU apelou ao diálogo para resolver a crescente tensão entre a Somália e a Etiópia sobre o acordo de Adis Abeba com a Somalilândia, região somali autoproclamada independente, para o acesso ao Mar Vermelho.
“Esperamos que haja um diálogo para ultrapassar a situação actual”, disse António Guterres numa conferência de imprensa, após a cerimónia de abertura da 3.ª Cimeira do Grupo dos 77 (G77) + China Sul, em Kampala.

“Somos sempre guiados pelos nossos princípios de unidade, soberania e independência dos países, incluindo a Somália”, disse o chefe da ONU na capital do Uganda, citado pela Lusa.

As tensões começaram a 01 de Janeiro, quando as autoridades da Etiópia e da Somalilândia assinaram um acordo para garantir o acesso da Etiópia, país sem litoral, ao Mar Vermelho.

O pacto permitiria a Addis Abeba obter uma base naval permanente e um serviço marítimo comercial no Golfo de Aden através de um acordo de arrendamento de vinte quilómetros de costa por cinquenta anos.

banner

Em troca, segundo o Presidente da Somalilândia, Muse Bihi Abdi, a Etiópia reconheceria internacionalmente o território como um país independente, embora Adis Abeba tenha afirmado que ainda não avaliou este pedido.

O Presidente da Somália, Hassan Sheik Mohamud, considerou o pacto ilegal e anulou-o.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia