Segunda-feira, 29 Abril, 2024
Início » EUA autoriza primeira execução com gás nitrogénio

EUA autoriza primeira execução com gás nitrogénio

Por Juma Capela
188 Visualizações

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos autorizou ontem a primeira execução com gás nitrogénio no país, prevista para quinta-feira no Alabama, perante críticas internacionais para que as autoridades americanas intervenham a tempo.
Kenneth Eugene Smith, de 58 anos, condenado à morte por um homicídio em 1988, travou uma batalha legal para impedir a sua execução por este método nunca antes testado, alegando que está a ser tratado como uma cobaia. No entanto, o Supremo Tribunal recusou dar provimento aos argumentos de Smith, que deve ser executado na quinta-feira, após as 18h00 locais (02h00 de sexta-feira em Maputo).
A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Ravina Shamdasani, afirmou estar “seriamente preocupada” com o novo método e apelou ao estado do Alabama para que “suspenda a execução” e “se abstenha de efectuar mais execuções deste tipo”.
A Amnistia Internacional, por sua vez, advertiu que “este novo método não testado pode ser extremamente doloroso” para o prisioneiro, “em violação dos tratados internacionais de direitos humanos que os Estados Unidos ratificaram”.
Segundo a Lusa, o Estado do Alabama, que trabalha há anos num protocolo para matar com esta nova técnica de asfixia por azoto, argumentou em tribunal que se trata do “método de execução mais indolor e humano que se conhece”.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia