Quinta-feira, 30 Maio, 2024
Início » Itália devolve primeiro avião construído na Etiópia

Itália devolve primeiro avião construído na Etiópia

Por Issa Likwembe
521 Visualizações

A Itália devolveu à Etiópia, esta terça-feira, a aeronave ‘Tsehai’. Trata-se do primeiro avião construído naquele país africano, em 1935, informou o Primeiro-Ministro etíope, Abiy Ahmed Ali, no X (antigo Twitter).

“Hoje é um dia de grande orgulho para os etíopes, pois celebramos a entrega oficial do ‘Tsehai’ pelo governo italiano. Estendo a minha imensa gratidão à Primeira-Ministra Giorgia Meloni pelo seu apoio durante o ano passado para facilitar o regresso”, escreveu na mensagem publicada nas redes sociais.

Nessa mesma missiva, Ali explicou que o ‘Tsehai’ foi “a primeira aeronave construída na Etiópia, em 1935, sob esforços colaborativos do engenheiro alemão e piloto do imperador, Herr Ludwig Weber, e indivíduos etíopes dessa era”.

O avião, conta a BBC, foi tomado durante a ocupação italiana da então região de Abissínia, sob o regime de Benito Mussolini, e colocado em exposição no Museu da Aviação italiano, em Roma. O seu nome será uma homenagem a uma das filhas do então imperador Haile Selassie, Tsehai Haile Selassie.

banner

Foi, precisamente, na capital italiana que decorreu a cerimónia de devolução da aeronave à Etiópia, representada pelo seu Primeiro-Ministro.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia