Terça-feira, 28 Maio, 2024
Início » PRESENTE ANO LECTIVO DE 2024: Projectadas sete escolas e 423 novas salas de aula

PRESENTE ANO LECTIVO DE 2024: Projectadas sete escolas e 423 novas salas de aula

Por Issa Likwembe
537 Visualizações

SETE escolas e 423 novas salas de aula, devidamente equipadas, para o ensino primário e secundário, entram em funcionamento no presente ano lectivo de 2024, cuja abertura solene tem lugar hoje em todo o país.

Beneficiando 54.500 alunos, os novos empreendimentos, tal como apurou o “Notícias”, enquadram-se nos esforços do sector da Educação e Desenvolvimento Humano de tirar as crianças debaixo das sombras das árvores e/ou ao relento e sentadas ao chão, para dentro de uma sala convencional.

Manuel Simbine, porta-voz do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), referiu que estes estabelecimentos de ensino ainda são insuficientes para aquilo que são as necessidades. Contudo, frisou que, com o apoio dos parceiros, anualmente consegue-se erguer mais escolas e/ou salas de aula.

 Simbine, que também é o director do Instituto de Educação Aberto e à Distância, afirmou que a meta de tirar todas as crianças que estudam no chão ainda não foi alcançada, mas a situação tem estado a melhorar em relação aos anos 2015/2016, onde muitos alunos estudavam em condições precárias.

banner

“Notamos alguma melhoria, embora haja necessidade de garantir uma contínua e permanente manutenção deste mobiliário. O nosso apelo vai para os gestores de escolas, para que adoptem uma boa política por forma a garantir a manutenção do mobiliário”, disse.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia