Quinta-feira, 30 Maio, 2024
Início » Construções nas margens dos rios acentuam erosão

Construções nas margens dos rios acentuam erosão

Por admin-sn
473 Visualizações

CONSTRUÇÕES em lugares impróprios, como nas margens dos rios que atravessam a cidade de Nampula, avolumam-se e já começaram a criar sérios problemas de erosão e, por esta via, a intransitabilidade. Com a chuva que cai com intensidade nos últimos dias, agravando o já crónico problema de erosão em muitos aglomerados, algumas casas construídas de material não convencional e de forma desordenada foram derrubadas pela fúria das águas.

Nos bairros de Murrapaniua, Napipine e Mutauanha, por exemplo, atravessados pelos rios Nicutha e Naphutta, respectivamente, alguns moradores tomaram de assalto as margens destes cursos de água, construíram suas habitações e fomentam culturas, como arroz, cana-de-açúcar, entre outras.

O rio Naphutta provocou erosão dos solos a um nível desastroso, ameaçando desabar casas, sobretudo de construção precária, e criando sérias dificuldades de acesso às unidades comunais do Piloto e Muthita.

O extenso rio que atravessa o bairro de Mutauanha serve comunidades locais como fonte de abastecimento de água. Porém, já causou a morte de número não especificado de adolescentes e adultos, arrastados pela corrente das águas no período chuvoso.

banner

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia