Segunda-feira, 22 Abril, 2024
Início » ENTRE MOÇAMBIQUE E ARGÉLIA: Acordos relançam parceria bilateral

ENTRE MOÇAMBIQUE E ARGÉLIA: Acordos relançam parceria bilateral

Por admin
64 Visualizações

PAULO DA CONCEIÇÃO, em Argel

A ASSINATURA de acordos nas áreas de hidrocarbonetos, energia, agricultura, pesca, segurança pública e militar, ontem em Argel, capital argelina, relançam a cooperação bilateral entre Moçambique e a Argélia, e materializam o desejo já manifestado pelos dois governos, de ver a longa relação de solidariedade, irmandade expandida para os domínios económico e comercial.

Os memorandos, inseridos na visita de trabalho que o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, efectua à Argélia, a convite do seu homólogo, Abdelmadjid Tebboune, foram rubricados por representantes dos governos dos dois países.

Em conferência de imprensa que marcou o fim das conversações bilaterais de alto nível e da assinatura dos acordos, o Presidente Filipe Nyusi  destacou o facto de ser a primeira visita de um Chefe do Estado moçambicano desde a realizada pelo então Presidente Samora Machel,  a 11 de Dezembro de1985.

banner

“Fazemos uma avaliação bastante positiva. Discutimos a cooperação no âmbito da formação de quadros moçambicanos na arte e ciência militar, e manifestamos interesse em continuar a contar com a experiência da Argélia  na prevenção e combate ao terrorismo. Também discutimos sobre os raptos”, disse.

Segundo o Presidente Nyusi, os dois países destacaram a necessidade de  estabelecer parcerias mutuamente vantajosas e que estimulem sinergias em sectores prioritários como o económico-empresarial, promoção de investimentos privados, transferência de tecnologias, troca de experiências e formação do capital humano em diferentes áreas.

A área do petróleo e gás foi, igualmente, identificada como tendo um potencial para os dois países trabalharem juntos.

“Existem espaços privilegiados para as empresas argelinas participarem de forma individual ou em parceria com as moçambicanas na exploração e transformação dos recursos naturais que o nosso país possui”, frisou.

Os dois países acordaram ainda em realizar, a breve trecho, a 6.ª Reunião da Comissão Mista.

Por seu turno, o Presidente Abdelmadjid Tebboune disse que o seu país tenciona  aumentar as exportações, investimentos e diversificar a cooperação económica e comercial com Moçambique.

“Estamos abertos para formar, em todas as áreas, a Polícia e Exército moçambicanos  nas nossas escolas superiores. Reiterei a nossa abertura para o combate ao terrorismo e dizer que estamos prontos para compartilhar a nossa experiência”, disse.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia