Quinta-feira, 25 Abril, 2024
Início » NA IGREJA HOLINESS: Disputa de liderança divide fiéis

NA IGREJA HOLINESS: Disputa de liderança divide fiéis

Por admin-sn
98 Visualizações

A IGREJA Internacional Pentecostal Holiness Church (IPHC) vive momentos turbulentos devido à disputa de liderança que emergiu depois da morte do fundador desta congregação religiosa, Frederic Mudise, em 1998.

A situação levou ainda à divisão dos fiéis, tanto em Moçambique como na África do Sul, principalmente com a batalha pelo dinheiro e património. É assim que tem surgido novas seitas que partilham costumes, mas nunca o espaço.

Quando Frederic Mudise morreu foi substituído por um dos filhos, Cleyton Mudise. Em 2016 quis o destino que este também saísse do mundo dos vivos, agravando a tensão já vivida e que ameaça arruinar a reputação da igreja.

Após a morte de Cleiton Mudise, foi escolhido Michael Sandlana como líder e, desde então, a congregação está no centro da disputa pelos filhos do fundador, que reclamam legitimidade do trono.

banner

Diante da falta de consenso, cada um deles tomou uma catedral e controla subzonas. É como se existissem pequenas seitas dentro da mesma congregação. Apesar de continuarem a envergar vestes e gravatas similares, usarem símbolos iguais e entoarem as mesmas canções, não partilham os mesmos ideais. 

O porta-voz da IPHC, Lino Hama, disse que nos últimos dias, circulavam nas redes sociais, informações tendenciosas e distorcidas, que concorrem para confundir a legítima liderança, daí que convocaram a imprensa ontem para esclarecer e assumir que o líder escolhido é Sandlana.

“A maior parte dos crentes no país, nomeadamente das paróquias de Ferroviário, Manhiça, Magude, Matola “H”, São Damaso, Zimpeto e Marracuene estão com Michael Sandlana, enquanto os seguidores de Tsepo estão na Zona Verde”, disse.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia