Sexta-feira, 12 Julho, 2024
Início » Raptadas mais de 400 pessoas na Nigéria

Raptadas mais de 400 pessoas na Nigéria

Por admin-sn
651 Visualizações

MAIS de 400 pessoas, na maioria mulheres e crianças, foram raptadas em uma semana no estado nigeriano de Borno por alegados membros da organização jihadista Boko Haram, anunciou sábado a Amnistia Internacional (AI).

O rapto no domingo (dia 3 de Março) deu início a uma das piores semanas de que há memória recente no país africano, que prosseguiu na quinta-feira com o desaparecimento de 287 estudantes e professores no estado de Kaduna.

A Nigéria é assolada há anos pelo flagelo dos raptos por grupos jihadistas e de criminosos, sobretudo desde que a organização Boko Haram raptou 276 raparigas em Chibok em Abril de 2014.

A acção em Borno visou três campos de deslocados na zona de Gamboru Ngala, no noroeste do país da África Ocidental, perto da fronteira com os Camarões, segundo a AI, citada pela agência espanhola Europa Press.

O governador do estado de Borno, Babagana Zulum, disse na quinta-feira que o rapto em massa ocorreu quando centenas de deslocados se dirigiam para recolher lenha numa floresta próxima.

As autoridades nigerianas ainda não divulgaram o número oficial de vítimas.

O ataque de Kaduna foi perpetrado por centenas de membros de um “grupo de bandidos”, como o Governo nigeriano designa as organizações criminosas baseadas no rapto e na extorsão.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia