Terça-feira, 16 Julho, 2024
Início » ELEIÇÕES GERAIS NA RAS: Desqualificada candidatura de Zuma  

ELEIÇÕES GERAIS NA RAS: Desqualificada candidatura de Zuma  

Por admin-sn
1,K Visualizações

A COMISSÃO Eleitoral Independente (IEC, na sigla em inglês) da África do Sul desqualificou a candidatura do ex-Presidente, Jacob Zuma, às eleições gerais agendadas para 29 de Maio.

Em conferência de imprensa, na quinta-feira, o presidente da IEC, Mosotho Moepya, anunciou que a comissão eleitoral recebeu uma objecção contra a candidatura do antigo chefe de Estado relativa ao seu registo criminal, o que o torna “inelegível” para o Parlamento.

“No caso do ex-Presidente Zuma, sim, recebemos uma objecção, que mantivemos, o partido que o nomeou foi informado, bem como os objectores”, salientou, adiantando que a decisão foi “unânime”.

“Fomos unânimes, (…) existe uma disposição na lei contra a qual devemos medir uma impugnação e trata-se de uma questão simples, ou a pessoa qualifica ou não. Não tem nada a ver com muito mais do que isso”, adiantou.

Questionado sobre se Jacob Zuma está impedido de constar no boletim de voto ou apenas de ser eleito para ocupar um cargo público, a comissão eleitoral adiantou que “será uma questão a analisar brevemente”, acrescentando: “Todavia, hoje, gostaríamos de nos focar no processo de nomeação dos candidatos às eleições”.

A IEC sublinhou que Zuma terá até 2 de Abril para recorrer da sua desqualificação no Tribunal Eleitoral.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia