Segunda-feira, 24 Junho, 2024
Início » ELEIÇÕES GERAIS NA RAS: Desqualificada candidatura de Zuma  

ELEIÇÕES GERAIS NA RAS: Desqualificada candidatura de Zuma  

Por admin-sn
762 Visualizações

A COMISSÃO Eleitoral Independente (IEC, na sigla em inglês) da África do Sul desqualificou a candidatura do ex-Presidente, Jacob Zuma, às eleições gerais agendadas para 29 de Maio.

Em conferência de imprensa, na quinta-feira, o presidente da IEC, Mosotho Moepya, anunciou que a comissão eleitoral recebeu uma objecção contra a candidatura do antigo chefe de Estado relativa ao seu registo criminal, o que o torna “inelegível” para o Parlamento.

“No caso do ex-Presidente Zuma, sim, recebemos uma objecção, que mantivemos, o partido que o nomeou foi informado, bem como os objectores”, salientou, adiantando que a decisão foi “unânime”.

“Fomos unânimes, (…) existe uma disposição na lei contra a qual devemos medir uma impugnação e trata-se de uma questão simples, ou a pessoa qualifica ou não. Não tem nada a ver com muito mais do que isso”, adiantou.

the_ad_group(621);

Questionado sobre se Jacob Zuma está impedido de constar no boletim de voto ou apenas de ser eleito para ocupar um cargo público, a comissão eleitoral adiantou que “será uma questão a analisar brevemente”, acrescentando: “Todavia, hoje, gostaríamos de nos focar no processo de nomeação dos candidatos às eleições”.

A IEC sublinhou que Zuma terá até 2 de Abril para recorrer da sua desqualificação no Tribunal Eleitoral.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia